quinta-feira, 4 de junho de 2009

Import/Export # 25: Duas roubalheiras e uma bandalheira by RAP in Visão



"Pode o caso BPN ser definido como uma 'roubalheira'? Pode. Mas pode ser definido dessa forma por alguém que não esteja ao volante de um táxi? Pelos vistos, sim.
Que se tratou de uma roubalheira, ninguém parece ter dúvidas. Mas (algo inexplicavelmente, aliás), as pessoas continuam a esperar de um político que possua a virtude da elegância, e foi por isso que as declarações de Vital Moreira causaram algum tumulto. Uma expressão de sabor arcaico, como 'uma indecorosa falperra', talvez provocasse menos polémica. Uma 'imunda mamata', mesmo tendo em conta a sua pujança aliterativa, teria sido, provavelmente, mais bem tolerada. 'Uma rapinagem indecente', não sendo uma enunciação menos violenta, ter-se-ia aceitado melhor.
O grande problema da escolha de palavras de Vital Moreira é a apropriação, pelo discurso político, do léxico próprio do discurso popular. Se os candidatos a cargos públicos começam a destratar-se com o vocabulário do povo, que sobra aos cidadãos para a saudável manifestação de desdém pelos seus representantes? Estamos, evidentemente, perante uma outra roubalheira, esta de ordem lexical.
Se, nos próximos dias, Vital Moreira acusar Paulo Rangel de se candidatar ao parlamento europeu com o único propósito de 'ir para o poleiro', poderemos mergulhar na maior crise vocabular que o país viveu desde que Pinheiro de Azevedo disse que estava farto de brincadeiras e que o chateava ser sequestrado. (...)"

Sem comentários: