segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bandidos Globais: Gigi Becali













George Becali, a.k.a. Gigi Becali – como é conhecido, por amigos, inimigos, elementos do meio futebolístico, meio político e população em geral – afamado e, não menos, suspeito negociante imobiliário, político e financiador do Steaua Bucureşti é popular pela sua arrogância extrema aliada aos diversos escândalos que o afectam desencadeados por investigações policiais e processos judiciais, tanto por abusos de poder como por fraudes fiscais ou subornos no meio desportivo.
A polémica mais recente, que o colocou durante 4 dias atrás das grades ocorreu em Abril deste Ano. Gigi Becali, cuja viatura de luxo foi furtada à porta de casa, aquando do sucedido, imediatamente colocou os “seus rapazes” à procura da viatura. Tendo identificado o ladrão e os seus dois ajudantes, decididu fazer justiça pelas suas próprias mãos. Deste modo, com a ajuda dos “seus rapazes” raptou os ladrões, transportando-os, durante 3 horas pela cidade, até à sede do seu partido de pés e mãos atados na mala do seu carro. Aí pura e simplesmente os libertou anunciando que, caso se voltassem a cruzar, pior lhes aconteceria. Alguns dias depois, no bar que costuma frequentar, gabou-se entre amigos e conhecidos do sucedido, pelo que a notícia se espalhou e levou à acção policial.
Em tribunal, esta cidadão de bem afirmou: Senhor Presidente, em frente a Deus eu juro e à sua frente e desta Bíblia que eu só vou dizer a verdade, a verdade que conheço neste caso. Cheguei aqui porque sou um homem de compaixão e uma pessoa como eu não pode mudar. Vou mencionar tudo o que sei e tudo o que fiz. Fui a um bar e deixei o meu carro ligado na rua, porque estava muito frio e queria o carro quente no meu regresso. Saí passado 10 minutos e não encontrei o meu carro. Comecei a rir. Falei com os rapazes e disse-lhes que o meu carro tinha desaparecido. Se soubesse que a situação chegaria a este ponto, teria preferido abandonar o meu furtado, do que passar 4 dias na prisão, porque o Sr. Procurador assim o quer.
No entanto, como as pessoas de bem têm os seus admiradores, o ex-presidente do Partido Nova Geração – Cristão Democrata, apresentou-se, a convite do Partido Roménia Grande (de orientação ultra-nacionalista) como numero dois na lista para as eleições euro parlamentares e, no escrutínio de 7 de Junho, os 8,65% deste partido garantiram-lhe o assento em Bruxelas. Já rezava Becali (Rezei quando soube a notícia – afirmou Becali),, quando o Tribunal do Sector 1 de Bucareste lhe aplicou uma medida de restrição de liberdade, impedindo-lhe de sair do país, pelo menos até à conclusão das investigações relacionadas com o caso de sequestro a que está a ser julgado. No entanto, num país de direito como a Roménia, o interesse nacional falou mais alto e um recurso a uma alta instância resolveu o problema.
Assim, caso nenhum dos casos de corrupção que o envolve der problemas seguirá rumo a Bruxelas, juntamente com os restantes eurodeputados, com a condição de se apresentar semanalmente ao Tribunal de Bucareste e não estabelecer quaisquer contactos com os restantes intervenientes com os restantes implicados no processo judicial.

Sem comentários: