terça-feira, 13 de abril de 2010

Import/Export # 40: Messi, Ronaldo e Maradona (D10s)



«(...) Há qualquer coisa de milagroso em Messi que não vejo em Ronaldo. É como se tudo fosse natural. Ronaldo não larga a bola. Com Messi, parece que é a bola que não o larga a ele.
Depois há o mito. Messi parece ter o corpo contra ele. É como se aquilo viesse tudo dos céus. Ronaldo tem as formas perfeitas e a elas acrescentou a técnica e o trabalho. É evidente onde vai buscar o talento. E nós, simples mortais, precisamos do mistério.
Nenhum deles pode ser comparado a Maradona. Porque Maradona, para além de ser o melhor jogador da história do futebol, é um herói trágico. E para ser um herói é preciso mais do que jogar bem. Fora de campo, é mais fácil gostar de Messi do que de Ronaldo. Não vivendo no excesso, como Maradona, tem, pelo contrário, a maturidade de nos fazer acreditar que é humilde. Olhamos para Ronaldo como o menino-prodígio que não cresceu com o seu génio. Olhamos para Messi como o filho predileto dos deuses. (...)»

by Daniel Oliveira in Jornal Record

4 comentários:

Anónimo disse...

Bonito e poético texto. Tudo muito certo... Mas um bocadinho mais prosaico é o facto de o Messi ter à volta de 40 golos, com passes de uns rapazes como o Xavi e Iniesta e o Ronaldo ter à volta de 30 golos com passes de uns rapazes como o Gago e o Lass. É capaz de ser quase a mesma coisa...

Cactus Jack disse...

Pois... mas D10s (aka Maradona) também ganhou um scudetto numa equipa de 2a linha, cocaínado e com os atacadores desapertados em mais de 70% dos jogos.

Cactus Jack disse...

E não nos podemos esquecer que o C.Ronaldo não sai sempre a perder na comparação com o Messi. Afinal de contas ele é "mais alto e mais largo".

Anónimo disse...

"Pois... mas D10s (aka Maradona) também ganhou um scudetto numa equipa de 2a linha, cocaínado e com os atacadores desapertados em mais de 70% dos jogos"

Sem dúvida! O que demonstra que as comparações Messi / Maradona ainda são no minimo precipitadas...