sexta-feira, 30 de abril de 2010

Agências de Rating para Tótos



«As agências de notação de risco de crédito começaram a sua actividade como empresas de estudo de mercado: faziam avaliações de dívidas institucionais e cobravam esse serviço a pessoas que estudavam a hipótese de comprar essas dívidas. Porém, com o tempo, foram-se transformando em empresas de cariz muito diferente: passaram a ser contratadas por quem vendia as dívidas para aporem nelas o seu selo de aprovação.
Ora - sabe-se agora -que estas agências de rating atribuíram uma classificação AAA (a mais alta) a centenas de milhares de milhões de dólares de activos duvidosos que se viria a perceber mais tarde serem quase todos lixo tóxico. E não se pense que se trata de uma hipérbole. Longe disso: dos títulos hipotecários subprime classificados com AAA em 2006, 93% (!) foram considerados lixo.»
by Paul Krugman do The New York Times
Aceitar que estes monstros sagrados (e queimados da crise financeira) possam continuar a traçar e a condicionar o nosso fado e o fandango dos outros é o equivalente a confiar ao amigo cego, maneta, alcoólico e com um historial de acidentes maior que o sector da construção civil portuguesa a responsabilidade de ser o designated driver, durante uma noite, da nossa família. Mas inteirinha (numa dessas carrinhas com 12 lugares ou assim).

1 comentário:

Parolo da Paróquia disse...

Cabrões!!! Avaliam (mal) os outros e ninguém os avalia a eles, senão tinham B- ou C