quinta-feira, 14 de maio de 2009

Porque ainda me dou ao trabalho... Bamos Benfica!!!

Quem me conhece (ou seja, as duas dançarinas de kan kan com quem ontem travei "conhecimento" numa boîte ali em Campolide e às quais contei, ao cabo de 8 gins, as agruras que me assaltam hodiernamente) sabe bem que eu não sou bandido de comprar guerras por dá cá aquela palha... Mas não posso deixar passar em claro mais esta (!) provocação do bandido do Capacete Preto (aka Dark Helmet).





Julgo ser do conhecimento geral, por popular, o ditado que reza assim: "não batas no ceguinho!". Ora, compreendendo as razões de índole social que norteiam este ditado, devemos aceitar, sem constrangimentos, que neste momento - por todas as razões, pública e sobejamente, conhecidas (que, por tal facto, não importa aqui discorrer) - o mais Glorioso dos clubes portugueses é o ceguinho, a vítima da sua própria grandeza, do seu crescimento desmedido e universal, da congregação não trabalhada de todos os que almejam o dever-ser (ao invés do inusitado ser como é), da proliferação de interesses (economicamente) conflituantes com a tradição, com o querer e com a auto-sagração que orienta o clube de todos...
O Benfica é maior do que si próprio. Maior do que aqueles que o dirigem. Maior do que aqueles que o representam. Maior do que aqules que o apoiam. Maior do que a própria instituição que o funda. E porquê?!, pergunta o futebolisticamente analfabeto leitor. Porque o Benfica é um sonho irrealizável no actual contexto sócio-económico português. Mas, enquanto sonho, acalenta e motiva. Retempera energias e fomenta ambições. Colectivas, porque este é um clube de todos. E, por mais que lhes custe ouvir, o Benfica é também o clube dos não benfiquistas, porquanto é o clube que serve de comparação, de guia, de alvo a abater as mais das vezes.
Sim, meus caros e beldroegas leitores, o Benfica não tem feito por merecer, desportivamente, o apoio e dedicação dos seus adeptos. Mas, e em função de tudo o que representa, às vezes, sinto que somos todos nós (e os outros, coitados) que não merecem este clube...!

1 comentário:

Quico disse...

"Benfica é um sonho irrealizável no actual contexto sócio-económico português."

Tas todo comido...