quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Import/Export # 50: Natal 'light' sem açúcar



«A escassez de açúcar veio dar à crise um sabor ainda mais amargo - como era, aliás, previsível. Todos os dias surgem novos entraves ao consumo: ou os produtos existem mas nós não temos dinheiro suficiente para os comprar, ou até teríamos dinheiro para os comprar mas os produtos não existem. Um dos poucos artigos que ainda tinhamos poder de compra para adquirir desapareceu das prateleiras dos supermercados.
Tenho sincera admiração pelo trabalho da DECO, em defesa do consumidor, mas creio que vai fazendo cada vez mais falta um organismo que defenda o aspirante a consumidor: um cidadão que até gostava de consumir mas, por um variado leque de razões, não consegue. A impossibilidade de comprar açúcar surgir na época natalícia agrava, evidentemente, o transtorno. Seria como não poder comprar chocolates na Páscoa, ou álcool na Queima das Fitas. Sem açúcar, o arroz-doce é apenas arroz malandrinho com canela. A lampreia de ovos não pasa de uma omeleta estranha. E as rabanadas são pão frito.
(...)
E todos os dias nos deparamos com pormenores que nos recordam dolorosamente a falta de açúcar. O facto de o Pão de Açúcar não conseguir vender açúcar e de o Pingo Doce dispor apenas de adoçante são circunstâncias que contribuem para agudizar o problema através duma ironia bastante irritante. (...)»

by Ricardo Araújo Pereira in revista Visão (22.Dez.2010)

Sem comentários: