sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Import/Export # 47: Bo - O cão de água português nos EUA



«(...) A visita de Barack Obama a Portugal [por alturas da Cimeira da NATO] voltou a colocar a questão da raça no centro da discussão política. Surpreendentemente, foi a raça de um cão. José Sócrates ofereceu solenemente ao Presidente americano uma coleira de cortiça e Cavaco Silva entregou-lhe, ao mais alto nível, uma estatueta de um canídeo. Apesar de tudo, Obama não sabe a sorte que teve. Parece que a estatueta era de bronze. Podia ser de loiça.
Mais de um ano depois de Barack Obama ter adquirido um cão de água português, a nossa excitação ainda não esmoreceu. Para os portugueses, a Casa Branca continua a ser sobretudo a Casota Branca, onde Barack Obama também vive por especial favor do Bo.



É apenas justo que o Presidente americano, tendo escolhido para animal de estimação um bicho que ostenta a palavra «português» no nome, seja premiado com acessórios oficiais e bibelots de Estado. Enfim, o procedimento normal nestes casos. Todos os chefes de estado proprietários de pastores alemães chegam à Alemanha e são recebidos por uma Angela Merkl eufórica, que os agracia com ofertas destinadas a homenagear os cães. Nenhum líder mundial que tenha porquinhos-da-índia consegue sair do país de Gandhi sem um saco de presentes com que os orgulhosos indianos celebram o facto de haver porquinhos com o nome da sua nação em casa de um alto dignatário mundial qualquer. E o Presidente dos EUA não escolheu, para companhia da sua família, um lobo da Alsácia nem um gato persa - para desgosto da Alsácia e da Pérsia, ávidas de soberba projecção internacional que um animal de estimação confere.
Obama, fingindo não perceber a dimensão da honra que nos concedeu, teve a educação suficiente para parecer surpreendido com a popularidade que o cão goza em Portugal. Simulou a dose de surpresa ideal: nem tão pequena que o fizesse parecer arrogante, nem tão grande que nos fizesse parecer provincianos. (...)»

by Ricardo Araújo Pereira in revista Visão (09.Dez.2010)

2 comentários:

Parolo da Paróquia disse...

E ainda há o cão de fila brasileiro cujos proprietários devem adorar ser agraciados pelo Presidente Lula com camisolas para cão da selecção nacional brasileira ou com quengas nordestinas.

Gonçalo disse...

Espectáculo de texto!!!!