segunda-feira, 7 de junho de 2010

Loukanikos: o cão que está em todas as manifestações em Atenas



Loukanikos é um rafeiro de pêlo castanho claro que vive nas ruas de Atenas e que ganhou notoriedade internacional depois de o diário britânico The Guardian ter notado que ele aparece nas fotografias de quase todos os distúrbios na capital grega desde Dezembro de 2008. Surge em várias poses, em geral a ladrar aos polícias que enfrentam manifestantes.
O centro de Atenas está cheio de cães que vivem nas ruas e são alimentados pelos donos de cafés e restaurantes. Os machos são identificados com uma coleira azul e as fêmeas com uma vermelha. O Estado garante a sua vacinação e evita que sejam abatidos.
Tudo indica que é sempre Loukanikos que aparece nas imagens dos tumultos, mas a verdade é que ninguém o pode garantir. O rafeiro é igual a muitos outros que vagueiam pelas ruas de Atenas e escolhem o chão de mármore coberto da entrada do parlamento (onde têm ocorrido vários tumultos) para se refrescarem no Verão e para se abrigarem das chuvas no Inverno.

Agora, Loukanikos (Salsicha, em português), já tem um blogue e quatro mil fãs no Facebook. Os jornais helénicos já lhe chamam "a nova raça protestante".

in revista Sábado

Sem comentários: