quinta-feira, 20 de março de 2008

O tuga


O verdadeiro poortugues está a morrer, a acabar, em vias de extinçao. O que é feito do genuino que se deslocava montado na classica FAMEL (Foda-se A Mota É Linda), amaciando o seu farto bigode com uma barriga de 4 meses atirada para a frente, desafiando leis de newton, com a unha do dedo mendinho maior do que todas as outras juntas? É deste canivete suiço que vos quero falar... aposto que num dia, o tuga "esqueceu-se" de cortar a conglumeraçao de calcio e encontrou as suas enormes potencialidades... Cotonetes? pra q? A bela palitagem dos dentes? Sempre! até já vi um grandioso a usa-la como uma chave de fendas... Este portugues, quando abre a mão e espoe o seu glorioso artefacto faz inveja a qualquer gatuno que use uma ponta e mola. É por isso que os turistas dizem que são assaltados em portugal. Pedem informações, o tuga aponta com a sua unhaca e o bife pensa que tá a ser assaltado.
O verdadeiro portugues tá sempre atento ao que se passa neste mundo. Em casa ás 8 da noite só se vê o telejornal e mai nada, a nao ser que o benfica joge.ele vê as noticias mas só apanha o final:
-...e foi ontem á noite assaltada.
Não intressa do q se trata, o tuga gosta é de comentar:
-pois foi assaltada,claro que foi! E a Bofia? Nao tava lá como sempre nao sr! Este país está uma desgraça pá!
Mas isto nao fica por aqui é que o genuino nao só comenta como a seguir vai conta-las... Dps do seu jantar vai á tasca beber o seu cafezinho e o seu bagaço, e a1ª coisa que diz:
-já viste isto pá? Estes gajos pá! Isto do assalto,que deu,onde é que vamos parar? Este país só visto!
O tuga nunca acusa ninguem! A culpa é sempre "deles":
-olha pra isto! já viste o que "eles" andam a fazer?
-"estes" gajos pá! sao sempre a mema merda!
Outra coisa que me deixa de veras intrigado é o "lha-da-puta" do tuga que tem mania que é bombeiro. outro povo qualquer, vê um incendio ou um desatre dá de frosques como é obvio, mas o tuga nao... já lás estao uns cinquenta carros parados a ver o que se passa, mas o portugues tem sempre que ir lá ver se a opiniao dele é necessaria...
-Xiiii pá! Como foi isto!
-Nao sei pá, mas nao tá facil!
No entanto tá o desgraçado com as maos na cabeça a olhar para o carro feito num oito! Mas o resto da malta continua:
- e ambulancia ninguem chama? é quê? 93? é pah eu sou 96....
Há outra coisa que eu estou desconfiado que tambem é só o tuga que faz: esfregar a maos e meter conversa só para entreter... Nao há bela conversa de circunstancia q nao começe com um belo esfreganço de maos:
-[bate com as mãos e esfrega-as] então, está frio não é!?
entao na industria hoteleira, o esfregar da maozita já tá intrinseco. não há empregado que nao esfregue as mãos:
-então, o que é que vai ser?
De seguida fica ali á nossa frente ainda a esfrega-las á espera do pedido! Dá a sensaçao que nos vai afinfar uma bela tareia a qualquer momento.
Mas tambem temos outros com habitos mto mais deliciosos que é esfregar as partes baixas, há mesmo quem consiga fazer as duas coisas de seguida como se de uma coreografia do M. jackson se tratasse, esfrega as mãos e dps os ditos.. nao necessariamwente por esta ordem.
falemos entao agora da mais cobiçada por outros povos que é falar sem assunto. Dois tugas, mesmo sem se conhecerem, nao têm nada para dizer um ao outro, mas conseguem estar 10 minutos a conversar sem dizerem nada:
-é a vida amigo!
-pois! cá se vai andando!
-não está facil!
-mas há quem esteja pior.
e dps quando se pensa. ok! isto vai acabar por aqui... nao, há mais! o TEMPO!
-cá para mim ainda chove hoje!
-pois! eles disseram que sim!
-eles nunca acertam!
Que fixaçao tem o tuga pelo tempo?? é que nao há conversa q nao começe com esse assunto. ainda por cima, a maioria dos individuos que perde o dia com esta conversa nao faz nada da vida, por isso tanto lhe dá que chovam sapos ou n. passam o dia no café e estao precupados se vai chover?? PORQUE BARALHO???
O portugues nao se preocupa com mais nada... podem aumentar os impostos, subir a gasolina... o ignobil do tuga preocupa-se é com o tempo:
-entao! cá vamos andando...
-pois é!
-este estrondo não terá sido uma bomba?
-é capaz de ser... e este tempo??? uma miseria!



ps. nao me fodam a cabeça por causa de pontuaçoes nem erros ortograficos pq eu nao tenho tempo para isso.

Sem comentários: