quinta-feira, 18 de março de 2010

Trocas-te tooooodo!!!



Anda meio país entretido a falar da subversiva apresentação do primeiro-trafulha José Sócrates na conferência sobre Estratégia Nacional para a Energia, na qual o locutor tratou de apresentar o convidado de honra desta forma [e, para quem não ouviu, imaginem uma voz radiofónica a roçar a voz cava do João Chaves do Oceano Pacífico da RFM]: "E agora, Senhoras e Senhores, o primeiro-ministro José Trocas-te!"
Resultado da brincadeira: metade do público presente a rir, a outra metade a questionar-se se os seus ouvidos lhes haviam ou não pregado uma rasteira auditiva, e um primeiro-trafulha indisfarçavelmente agastado, mas a fingir que não tinha acabado de ser ridicularizado à frente dos seus subalternos (ou seja, os restantes trafulhas, secretários de estado presentes e, assim como assim, toda a gente).
Ora, não será um exercício muito difícil imaginar que o referido locutor, colaborador do Contra-Informação, vai, de hoje para amanhã - talvez amanhã, para não dar tanta cana (!) -, engrossar o número de desempregados do país.
É pena. E revela, sobretudo, uma estranha rigidez por parte do nosso primeiro-trafulha no encaixe de gafes e sucedâneos dirigidos à sua pessoa. O que, igualmente, se estranha. Mais, ainda, se atendermos ao facto de que foi o próprio primeiro-trafulha que, num discurso de elogio aos emigrantes, a propósito da nova lei da nacionalidade, em Maio de 2007, proferiu as palavrinhas que seguem: "Cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre!"
Depois tratou de emendar a mão. Tarde o fez. Mas o emprego enquanto primeiro-trafulha nunca esteve em risco. E isso é uma pena!

Sem comentários: