segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Os Adventistas do "de" divino


Como se já não bastassem os Adventistas do sétimo dia, as IURDS, os Missionários do verbo divino (seja lá ele qual for - o verbo, bem entendido), entre outros, descobri recentemente mais um movimento religioso cuja eclosão e propagação fundamentalista se faz a partir de Lisboa. Falo, como julgo ser óbvio para os mais atentos, dos Adventistas do "de" divino. Sim, inusitado leitor, falo daqueles que fazem profissão de fé em torno da sagrada preposição (causativa) "de" em todas as frases em que conseguem encaixar a dita preposição - mesmo aquelas em que a sua empregabilidade não é, ortograficamente, correcta, nem, ao menos, foneticamente, agradável. Acredito que sejam os mesmos que afirmam, aquando da construção de um qualquer lego, o seguinte: «cabe, cabe... tens é de martelar aqui a peça... vês, já cabeu!». Bom, mas querem um exemplo (ou dois) da propagação bíblica desta nova ordem religiosa? Pois bem, cá vai: «olha, Márcia Cristina, devia era "de" haver um castigo pós políticos que recebem luvas!», ou ainda «o marido da Celeste Badalhoca, devia "de" ser capado, esse patife». Ai ai ai, não me canso de os ouvir nessas calçadas portuguesas a pontapear a gramática com a força duma ignorância anuviada pela incúria linguística. A cruz será, porventura, castigo demasiado pequeno para tamanho (e reiterado) atropelo gramatical. Hummm, já as fogueiras...!

4 comentários:

Anónimo disse...

Mt bom, mesmo! Este pasquim está cada vez melhor. Parabens

Anónimo disse...

brilhante, rapaz.

CENTRO REFERENCIAL PSICOPEDAGÓGICO disse...

JULGAR BRILHANTE UMA PESSOA FAZER UM COMENTARIO EXCLUDENTE E PRECONCEITUOSO, QUE USA DO NOME DE UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL COMO SE FOSSE UMA SEITA QUALQUER, É NO MINIMO DESCONHECER SUA ORIGEM BIBLICA E HISTORICA, ACREDITO QUE
ACREDITO QUE A PALAVRA ADVENTISTA NADA TENHA QUE VER COM SEU CONHECIMENTO DE ORIGEM OU NO MINIMO TRATA-SE DE UMA PESSOA CETICA QUE NÃO SE ESQUIVA DE ESCARNECER O DIVINO...
PORÉM MINHA LIBERDADE RELIGIOSA ME DÁ O DIREITO DE DIZER: RESPEITE OS ADVENTISTAS DO SETIMO DIA,PORQUE ALÉM DE SERMOS UMA DAS MAIORES ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS DO MUNDO, PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS E AINDA PRESTAMOS GRANDES SERVIÇOS COMUNITARIOS A HUMANIDADE..E PASME..NÃO SOMOS IGNORANTES...TEMOS AS MELHORES FACULDADES DESTE PAÍS...NÃO NOS COMPARE A ERROS GRAMATICAIS...PQ ISSO SIM É SER IGNORANTE E AINDA PRECONCEITUOSO.

Cactus Jack disse...

E ao vigésimo quarto dia apareceu o lobby religioso...! Aleluia! Minha cara, o humor e a liberdade de expressão não ofensivos, cujo único intuito é parodiar uma forma incorrecta de falar português não se coadunam com os juízos de valor feitos supra. Quanto ao mais, cepticismo e escárnio do divino (ou de qualquer outra forma de estar e viver) não são condições sine qua non uma da outra, mas apreciei o raciocínio. Assim sendo, a minha liberdade religiosa (ou agnóstica, para ser mais exacto) dá-me o direito de dizer: não me chateiem com estas miudezas!