quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Import/Export # 82: Ai Portugal, Portugal...!



"Os portugueses vivem hoje num país nórdico: pagam impostos como no Norte da Europa, têm um nível de vida como no Norte de África. Como são um povo dificil de agradar, ainda se queixam. Sem razão, evidentemente.
A campanha eleitoral foi dominada por uma metáfora, digamos, dietética: o Estado era obeso e precisava de emagrecer. Chegava a ser dificil distinguir o tempo de antena do PSD de um anúncio da Herbalife: «Perca peso orçamental agora! Pergunte-me como!» (...)
[Mas um Estado obeso] será o preço a pagar por viver num país com 10 milhões de milionários. Talvez o leitor ainda não tenha reparado, mas este é um país de gente rica: cada português tem um banco e uma ilha. É certo que é o mesmo banco e a mesma ilha, mas são nossos. Todos os contribuintes são proprietários do BPN e da Madeira. Tal como sucede com todos os banqueiros proprietários de ilhas, fizemos uma escolha: estes são luxos caros e dificeis de sustentar. Todos os meses trabalhamos para sustentar o banco e a ilha, e depois gastamos o dinheiro que sobra em coisas supérfluas, como a comida, a renda e a eletricidade.
Felizmente, o governo ajuda-nos a gerir o salário com inteligência. Pedro Passos Coelho bem avisou que iria fazer cortes na despesa. Só não disse que era na nossa, mas era previsível. (...)"

by Ricardo Araújo Pereira in "A Boca do Inferno", revista Visão (08.set.2011)

Sem comentários: