terça-feira, 13 de setembro de 2011

Import/Export # 81: Ceci n'est pas un riche



"O recente debate sobre política fiscal é tão interessante quanto intrincado. Pergunta-se quem tem mais deve contribuir com mais? Eis um daqueles dilemas de solução impossível. Tirando o sentido de justiça e o mais elementar bom senso, não há nada que nos ajude a tomar uma posição definitiva. Devem os ricos pagar mais impostos do que os outros? É uma questão complexa. Arrebanhar metade do 13º mês acima do salário mínimo é incontroverso, mas quando se trata de taxar grandes fortunas os analistas tornam-se filósofos: mas o que é um rico? (...)
Na verdade, os analistas têm razão. A riqueza é um conceito vago. Tão vago que o homem mais rico de Portugal conseguiu dizer esta semana que não era rico. Ora, se o homem mais rico de Portugal não é rico, isso significa que não há ricos, o que inviabiliza a criação de um imposto especial para eles. É impossível taxar quem não existe, como a direcção-geral de impostos bem sabe - até porque já tentou. (...)
Américo Amorim constitui, por isso, um mistério tanto para a fiscalidade como para a teologia. Sendo o homem mais rico de Portugal, talvez não entre no reino de Deus. No entanto, na qualidade de pobre de espírito, tem entrada garantida."

by Ricardo Araújo Pereira in "A Boca do Inferno" (revista Visão), de 01.set.2011

2 comentários:

Parolo da Paróquia disse...

Mt bom!!! Os Américos deste país são pobres de espírito assumidos. Ganda RAP que não tem medo de dizer o que lhe vai na alma.

Cactus Jack disse...

Ou de chamar os bois pelo nome...