quarta-feira, 11 de maio de 2011

Import/Export # 71: Sócrates, o homem diferido



"O diferido é a transmissão de algo que já conteceu, que se evaporou no tempo, mas mais tarde nos é dado na íntegra, como se estivesse a acontecer no presente. É essa a relação de José Sócrates com os portugueses: um primeiro-ministro em diferido.
Foi no programa "5 para a Meia-noite" que tudo se tornou óbvio. Duas horas depois de o Benfica ter sido eliminado pelo Braga, Sócrates ouve um espectador a perguntar: "Quem vai ganhar a Liga Europa?", e responde: "Essa é fácil. É o Benfica!". Aqui está como, em cinco segundos, se podem resumir dois anos de governação. Mesmo nas transmissões em directo, Sócrates continua em diferido.
Há um filme de Woody Allen em que uma personagem aparece sempre desfocada ao lado dos outros, que estão focados; como Sócrates, sempre em diferido. Viu-se no anúncio ao país das não medidas da troika. Teixeira dos Santos, ao lado, estava em directo. Percebia-se pela sua cara séria e angustiada, que acompanhava a tragédia do país. Sócrates, em diferido, falava de coisas que toda a gente sabia que "já eram".
Ouvir o primeiro-ministro é como ver futebol ou F1 em diferido, mas quando já sabemos o resultado: o tempo verbal dos comentadores está certo com a transmissão, mas não com o tempo do espectador. Sócrates acredita que o Benfica vai ganhar a Liga Europa, mas não é mitómano nem mentiroso, está é em diferido."

by José de Pina in Jornal i (11.Maio.2011)

1 comentário:

Parolo da Paróquia disse...

mt bom!!! o socas é mesmo de outro planeta...