terça-feira, 23 de novembro de 2010

Import/Export # 46: Literatura político-infantil



«Acaba de ser publicado, com chancela da Porto Editora, um livro que se insere no subgénero da literatura político-infantil.
(...)
É a essa tradição que pertence a obra Contos Pouco Políticos, que agora se publica. Escrito por 16 políticos, a verdade é que o livro não cumpre o que o título promete. Bem sei que, tendo em conta a actividade profissional dos autores, é muito natural que o livro contenha promessas não cumpridas. Mas, em literatura, a impostura não leva o nome de vigarice: chama-se figura de estilo. Estamos, então, perante um título que só pode ser irónico.
Leia-se, por exemplo, o conto escrito por Miguel Beleza, que nada tem de pouco político. Começa com a frase: «Era uma vez um ministro das finanças de Portugal.» (p.95) Calma, pequenitos! Não se precipitem já para as livrarias. sei que estão ansiosos por conhecer melhor as aventuras do protagonista desta história: Stevenson fez sonhar os jovens leitores com A Ilha do Tesouro, Beleza exerce sobre eles um fascínio ainda maior com os títulos do tesouro.»

by RAP in revista Visão (23.11.2010)

Sem comentários: