quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Import/Export # 102: And the winner is... Austeridade!



"Uma votação organizada pela Porto Editora determinou que a palavra do ano de 2012 é «austeridade». Parece-me evidente que Eduardo Catroga não participou nesta votação. «Austeridade no bolso dos outros para mim é refresco», como diz o ditado. Ora, sabendo que os cidadãos que participaram na eleição do vocábulo do ano não foram nomeados para um cargo na EDP que remunera 639 mil euros por ano, confesso alguma desilusão com a escolha. Tendo em conta o que foi 2011 e o que se avizinha que 2012 será, esperava que a palavra escolhida fosse recrutada num campo lexical mais, digamos, vernacular.
Apontar «austeridade» como palavra do ano de 2012 é como dar uma martelada acidental num dedo e bradar: «Apre! Magoei um bocadinho a falangeta!» (...)
[É dífícil conhecer, com propriedade, a palavra «austeridade»] porque ela vai tomando novas qualidades e torna-se mais funda todos os dias. À austeridade da troika acrescentou-se a austeridade do Governo, que achou que a troika não era suficientemente austera, e troika e Governo já avisaram que vai ser necessário austerizar ainda mais a austeridade, porque nenhuma das austeridades anteriores conseguiu ainda refrear convenientemente a nossa famosa vida à tripa-forra. É uma espécie de bolo de bolacha de austeridade, com várias camadas. (...)"

by Ricardo Araújo Pereira in "Boca do Inferno", revista Visão (12.jan.2012)

Sem comentários: