quinta-feira, 30 de junho de 2011

Import/Export # 75: Nossa senhora Merkel



"(...) Jornalistas, comentadores, políticos e povo em geral designam a chanceler alemã com a cerimoniosa formulação «a senhora Merkel». Creio que é inédito. Bush nunca teve o privilégio de ser o senhor Bush, Berlusconi não é o senhor Berlusconi e nem Mandela ou o Dalai Lama foram, alguma vez, senhores. Mas Merkel é sempre a senhora Merkel.
Os políticos portugueses merecem ainda menos deferência: Sócrates e Cavaco só foram senhores quando Alberto João Jardim (que também nunca foi senhor) quis depreciá-los e chamou sr. Pinto de Sousa a um e sr. Silva a outro. Cá, só chamamos senhor a um político se queremos deixar bem claro que ele não é, de modo nenhum, um senhor.
(...)
Quando a referência à «senhora Merkel» ocorre nos noticiários, julgo que está em causa um suplemento informativo. Sabemos que Angela Merkel é do sexo feminino, mas dizendo «senhora Merkel» um jornalista diz mais do que isso. «Menina Merkel» seria demasiado lisonjeiro, e «gaja Merkel», mesmo tendo em conta a actual taxa de juro da dívida portuguesa a curto prazo, demasiado vulgar. «Senhora Merkel» revela que é possível impor políticas de austeridade dificilmente suportáveis e continuar a ser uma senhora. (...)"

by Ricardo Araújo Pereira in "Boca do Inferno", revista Visão (30.junho.2011)

Sem comentários: