sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A resposta de Bill Watterson... finalmente!



Bill Watterson, o genial criador de Calvin and Hobbes, deixou de escrever/desenhar tiras da sua famosa criação já lá vão para cima de 15 anos. Depois disso nunca disse "ai" nem "ui" sobre as razões que o levaram a afastar-se do mediatismo e admiração de milhões de fãs (sim, porque no auge a sua BD era publicada em mais de 2400 jornais espalhados por todo o mundo) tão abruptamente. Finalmente, e após uma clausura algures no Ohio - e sem nunca ter aceite licenciar qualquer um dos seus personagens para merchandising -, o talentoso cartoonista acedeu dar uma entrevista (in revista Sábado), via email, na qual se pode encontrar a resposta que segue:



Jornalista: Os seus leitores vestiram o luto quando a BD acabou. O que gostaria de lhes dizer?
Bill Watterson: Não é tão díficil de compreender como tentam fazer parecer. Passados 10 anos eu tinha dito praticamente tudo. É sempre melhor deixar a festa mais cedo. Se tivesse navegado ao sabor da popularidade e me tivesse repetido mais uns 5, 10 ou 20 anos, as pessoas que agora estão "de luto" pelo Calvin and Hobbes, desejariam que eu estivesse morto e rogariam pragas aos jornais por publicarem BDs entediantes e antigas como a minha, em vez de adquirirem talentos mais frescos e animados. E eu concordaria com elas. Acho que alguma da razão pela qual Calvin and Hobbes ainda encontra um público hoje será por eu não ter conduzido o carro até as rodas caírem, por assim dizer. Nunca me arrependi de ter parado quando o fiz.

Sem comentários: